Blog

Sinais de alerta de desidratação durante uma corrida

Sinais de alerta de desidratação durante uma corrida

Correr e suar diminui a quantidade de líquido no teu corpo e, sem a hidratação adequada, pode atrasar-te ou, pior ainda, prejudicar as tuas funções corporais normais.

A desidratação durante a corrida pode ser mais perigosa do que pensas. Em casos de desidratação prolongada, pode causar aumento da frequência cardíaca, pressão arterial baixa, cãibras musculares e fadiga. Quanto mais desidratado estiveres, mais difícil será para o corpo acompanhar a tua corrida.

Então, quais são os sinais de alerta de desidratação durante uma corrida?

A sede é um sinal óbvio

Sentir sede é um dos sinais óbvios de desidratação. À medida que o teu corpo continua a perder fluidos por correr e suar, a desidratação começará a instalar-se quando o teu corpo responder com boca seca e sensação de sede. No entanto, não é apenas uma questão de sentir sede. Às vezes, quando sentes sede, já está desidratado.

Diminuição da velocidade de corrida

Em algum ponto ao longo da corrida, podes perceber que, por mais que tentes, tens de lutar muito para manter o ritmo de corrida. É difícil aumentar a velocidade por causa do cansaço muscular e da fadiga provocada pela desidratação.

Tontura ou dor de cabeça

Uma queda na pressão arterial devido à falta de líquidos pode causar tonturas. A desidratação também compromete o teu foco e coordenação motora. Especialistas dizem que a desidratação também encolhe as células cerebrais e é por isso que podes sentir uma dor de cabeçaa chegar. Outros sinais de alerta de desidratação incluem urina de cor mais escura e sensação geral de letargia.

Tens de estar sempre preparado e manter-te hidratado sempre que fores correr, pode ser uma simples garrafa de água ou uma solução de hidratação em mochila ou colete.

Partilhar: